Em entrevista exclusiva ao Portal de Notícias Mega SC, a presidente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, Pamelys Barros, fez uma análise dos 100 primeiros dias à frente do Legislativo municipal, destacando avanços na transparência, na valorização institucional e na aproximação com a comunidade.
Desde que assumiu a presidência da Casa, Pamelys tem imprimido um ritmo de trabalho pautado pela modernização e responsabilidade institucional.
“Assim que assumi o cargo, busquei entender como a Câmara estava sendo gerida anteriormente, para, posteriormente, verificar de quais maneira poderíamos melhorar à prestação de serviços. Otimizar processos internos, fazer uma série de reorganizações, e aproximar a população do Legislativo foram minha principal prioridade.
Poucas pessoas compreendem em si como funciona o Legislativo, e não entende de fato qual o papel do presidente da Câmara, consegue explicar um pouco sobre o cargo.
O presidente da Câmara é o representante oficial do Poder Legislativo Municipal, deve estar em todos os eventos oficiais representando o Casa e falando em nome do Corpo Legislativo. Também deve gerir o funcionamento interno da Câmara, além disso, deve administrar e analisar os projetos e demandas, determinando o que irá ou não para a pauta, depois presidir todas as sessões, mantendo a ordem e o bom funcionamento de acordo com os regimentos da Casa.”, afirmou.
Sobre como foram os primeiros dias a frente do Poder Legislativo, a presidente destacou.
“Assumir a presidência da Câmara de Vereadores logo no primeiro ano, da minha primeira legislatura, sem ter raízes políticas e sem nunca ter passado por uma campanha eleitoral antes, está sendo um grande desafio, requer muita cautela, paciência e firmeza para tomar uma infinidade de decisões diariamente. Sei que a população criou muita expectativa sobre minha gestão, e superar essas expectativas é meu maior desafio.
Num balanço geral, estou contente com meus primeiros 100 dias de trabalho à frente do Legislativo Municipal, pois acredito que conseguimos melhorar o funcionamento da casa e ampliar o acesso da população à Câmara, vejo que a sociedade tem acompanhado cada dia mais nosso trabalho, debatido sobre nossas ações, e isso me alegra, pois meu objetivo sempre foi fazer política transparente.”
Ao ser questionada sobre seu maior acerto, desafio e dificuldade a frente do legislativo, ela relata.
“Acredito que meu maior acerto foi mostrar diariamente o funcionamento da Casa, usando minhas redes sociais para promover transparência dos atos legislativos, para que a população possa entender qual realmente é o papel de um vereador e verdadeiramente acompanhar nosso trabalho.”
“Minha maior dificuldade é lidar com resistência de aceitarem que uma mulher jovem e de origens humildes possa estar à frente de uma Câmara Municipal, por méritos próprios. Infelizmente a política ainda é muito preconceituosa, e lidar com isso, sem reduzir a qualidade do trabalho prestado e sem se abater é um desafio diário.”
Entre os destaques do início de sua gestão, Pamelys Barros mencionou ações voltadas à modernização do processo legislativo.
“Estamos trabalhando na reforma administrativa da Casa, também atualizando nosso Regimento Interno e Lei Orgânica. Após isto, devemos começar a construir nosso plenário e reformar o prédio da Câmara que está com muito problemas estruturais.”, explicou.
Ela informa ainda que retomou o programa Câmara Mirim, e tirou do papel os programas Escola do Legislativo e Procuradoria Especial da Mulher.
A presidente também ressaltou sua principal bandeira, o norte de seu mandato como vereadora.
“Minha principal bandeira é ampliar a voz da mulher e do Jovem na Política, abrindo portas para que mais pessoas se encorajem a entrar e fazer a diferença, promovendo renovação, modernização e buscando tornar o ambiente menos hostil àqueles que não são oriundos de berços políticos”, disse.
Pamelys faz um levantamento de sua busca por recursos para o município, e aponta.
“Como vereadora, já busquei e consegui recursos para área do lazer, saúde e segurança pública, e estou buscando muitos mais, para entregar à população muitas melhorais em diversas áreas”.
Sendo eles R$ 100.000,00 destinado pela (Deputada Estadual Ana Campagnolo) para o parque infantil no Sertão Rio Bonito; R$ 100.000,00 do (Deputado Estadual Ivan Natz) para a cozinha anexa ao Centro Comunitário do Bairro Bela Vista; ainda a destinação de uma viatura para o 35° BPM feita pelo (Deputado Estadual Sargento Lima); a presidente ainda relata que “Recurso Federais e Estaduais já engatilhados para o próximo semestre.”
Ao ser questiona sobre o que a população pode esperar do seu mandato até o fim do ano, ela afirma.
“Podem esperar um legislativo muito mais moderno, cristalino, próximo da população e com mais autonomia. A meta é criar uma nova era na política, e deixar um legado de renovação e transparente.”
Encerrando a entrevista, a presidente reiterou o compromisso com o mandato e com os valores que norteiam sua atuação pública:
“Esses primeiros 100 dias são só o começo de um trabalho sério, comprometido e construído com muito diálogo e responsabilidade.”