O NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS
DE SANTA CATARINA
Quarta Feira, 04 de Fevereiro de 2026
Política

Justiça Eleitoral de São Paulo torna Pablo Marçal inelegível por 8 anos

Há 11 meses - Em São Paulo

Foto: Internet
O influenciador digital e empresário Pablo Marçal (PRTB) foi condenado na tarde desta sexta-feira (21) pela Justiça Eleitoral de São Paulo por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita na campanha eleitoral de 2024 à Prefeitura de São Paulo. Cabe recurso ao TRE-SP.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da primeira Zona Eleitoral da capital, tornou o ex-candidato a prefeito inelegível por oito anos, a contar de 2024.

O magistrado analisou em conjunto duas ações, ajuizadas pela coligação encabeçada pelo PSOL, partido do então candidato à prefeitura Guilherme Boulos, e pelo PSB.

Na ação movida pelo PSB, foi apurada a venda do apoio de Marçal a candidatos a vereador em troca de doação para sua campanha na forma de Pix no valor de R$ 5.000, conforme divulgado em vídeos na rede social Instagram.

Já na ação encabeçada pelo PSOL, foi acrescentado trecho de vídeo de Marçal em que era divulgado um link para um formulário de cadastro de doação para compra de apoio.

Segundo a sentença do magistrado, o abuso de poder político foi consumado, entre outros motivos, pelo uso de rede social para disseminar desinformação sobre o sistema de arrecadação eleitoral baseada no Fundo Partidário e para realizar propaganda eleitoral negativa dos adversários.

Em nota, Marçal informou que gravou "milhares de vídeos de apoio político para candidatos a prefeito e vereadores em todo o país e estou em paz por não ter feito nenhum vídeo em troca de apoio financeiro, conforme demonstrado na prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral. Continuo acreditando na justiça e tenho certeza de que tudo será esclarecido durante o processo de recurso. Farei uma live hoje às 22h para falar disso”.

O coordenador da campanha de Marçal, Paulo Hamilton Siqueira Jr., disse, em comunicado, que "o conteúdo probatório produzido nas ações não são suficientes para a procedência da AIJE. Não há nenhuma doação ilícita. Em breve será apresentado recurso ao TRE-SP com os argumentos necessários para a reforma da decisão".

Também em nota, Leonardo Avalanche, presidente nacional do PRTB, informou que "manifesta sua plena confiança no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e acredita que a decisão de primeiro grau, a qual condenou Pablo Marçal de forma desproporcional a inelegibilidade por 8 anos, será reformada".

“Entendemos que a interpretação adotada na decisão inicial não reflete a realidade dos fatos nem a razoabilidade merecida em questão” acrescenta.
Fonte: Internet

Compartilhe:

Mais sobre POLÍTICA
Fique por dentro

Política
Há 9 meses - Em Orleans
100 Dias de Gestão: Prefeito de Orleans Fernando Cruzetta apresenta Resultados Concretos e Planejamento Estruturante para o Futuro da Cidade
A gestão do novo prefeito de Orleans completou seus primeiros 100 dias de trabalho com um balanço repleto de entregas concretas e projetos estruturantes que prometem transformar o município e impulsionar o desenvolvimento regional.
Política
Há 9 meses - Em Braço do Norte
Presidente da Câmara de Braço do Norte, Pamelys Barros, faz balanço dos 100 primeiros dias de gestão: “Podem esperar um legislativo moderno, cristalino, próximo da população e com mais autonomia”
Em entrevista exclusiva ao Portal de Notícias Mega SC, a presidente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, Pamelys Barros, fez uma análise dos 100 primeiros dias à frente do Legislativo municipal, destacando avanços na transparência, na valorização institucional e na aproximação com a comunidade.
Política
Há 11 meses - Em Florianópolis
Júlio Garcia reassume a presidência da Alesc e abre Gabinete Parlamentar em Braço do Norte
Política
Há 11 meses - Em Laguna
Justiça Eleitoral de Laguna nega pedido de cassação do prefeito e vice
Política
Há 1 ano - Em Braço do Norte
Principais objetivos de Pamelys Barros a frente do legislativo de Braço do Norte
Política
Há 1 ano - Em Garopaba
Justiça suspende eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Garopaba
Política
Há 1 ano
Prefeito de Grão-Pará Helio Alberton Junior é reeleito presidente do CIM/Amurel
Política
Há 1 ano - Em Urussanga
Prefeita de Urussanga Stela Dagostin Talamini assume presidência do Cisamrec
Política
Há 1 ano
Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, é eleito presidente da Amurel
Política
Há 1 ano - Em Pescaria Brava
Vereadora Rosilene Faísca da Silva é eleita presidente da Câmara de Pescaria Brava
Mega SC

CONTATO

SOBRE

ACOMPANHE-NOS

v.01 Copyright 2023-2026 - megasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (megasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
Mega SC Ltda - 05.833.343/0001-50
Desenvolvimento:
Publiart